Tipos de Ratos

As espécies de roedores mais comuns em São Paulo

As três espécies de ratos mais comuns de se encontrar na cidade de São Paulo são: as ratazanas, os ratos de telhado e os camundongos

1-Ratazana também chamado de rato-de-esgoto, rato marrom, ou selvagem. Normalmente são encontrados na beira de rios, esgotos, lixos e entulhos, esgotos e linhas férreas. Ratazanas cavam tocas no chão e estragam as estruturas locais. São muito comum na faixa do litoral do Brasil.

2-Rato de telhado também chamado de rato-preto, rato-de-paiol, de forro, ou de navio. Essa espécie pode ser encontrada dentro das casas, nos sótãos, forros das casas, arbustos, sacarias, frestas de muros, armazéns, porões de navios e nas áreas portuárias. Essa espécie consegue escalar superfícies facilmente e transmitem várias doenças.

3-Camundongo também chamado de catita, ratinho caseiro. Essa espécie pode ser encontrada em guarda roupas, frestas de rodapés, prateleiras e móveis em geral. Eles gostam de escalar e se esconder em lugares internos. Causam sérios problemas de contaminação de alimentos nas dispensas e em depósitos.

 

Perguntas e Respostas sobre os ratos:

1- Como vivem os ratos?
Vivem em colônias mesmo existindo muitas espécies diferentes, seu tamanho depende da disponibilidade de alimento e abrigo.

2- Quantas vezes os ratos se acasalam em vida? Depende do número de ninhos que eles fazem por ano, pode variar de 4 a 12 dependendo da espécie.

3- Quantos ratos podem nascer de uma vez só? Os mais comuns geram de 7 a 12 por ninhada.

4- Do que os ratos se alimentam?
Principalmente de legumes frutas cereais e insetos.

5- É verdade que os ratos-de-esgoto podem aparecer nos vasos sanitários? Hoje em dia as construções são feitas de um jeito que impede isso acontecer.

6- Porque quando o rato encontra uma isca de alimento, ele não come rápido? Isso chama-se “necrofobia” e uma desconfiança que eles sentem em relação a alimentos novos

7- Quais as doenças que os ratos transmitem? Eles transmitem mais de 200 doenças as mais importantes são a leptospirose (pela urina), o tifo ou a peste (pela pulga-do-rato), e outras bactérias, e viroses por contato ou mordida do animal.

8- Como podemos evitar ratos? Jogar lixo em lugares adequados, com tampa fechada. Jardins com grama curta, mato cortado, remoção de entulho, sempre reparar canos quebrados, são medidas recomendáveis para impedir abrigos de ratos.

Os Ratos são pestes que além do prejuízo material, são responsáveis pela transmissão de sérias doenças como a leptospirose, tifo, e a peste bubônica.

 

Dicas Caseiras para se livrar dos ratos:

1- Coloque o lixo o mais longe  possível de sua casa. Os camundongos  cheiram o lixo e são atraídos para a sua casa.

2- Experimente passar óleo de hortelã nos lugares que você quer evitar a passagem dos ratos, este óleo é um repelente  natural. O   cheiro é muito intenso para roedores, e eles não vão tentar chegar perto dele.

3- Não acumule sujeira, a melhor prevenção natural contra ratos é a limpeza. Restos de alimentos são altamente atraentes para os ratos, por isso, não deixe migalhas de alimentos ou resíduos espalhados pela casa.

O controle efetivo de roedores é difícil. Os ratos são prolíficos assim medidas de controle de roedores deve incluir a eliminação da comida, água e abrigo necessários para a procriação.

1- Inspecione sua propriedade regularmente para sinais de atividade de roedores.

2- Mantenha seu quintal livre de lixo, detritos, grama alta ou acumulações de materiais de construção.
Se você deve armazenar materiais ou equipamentos fora de casa, faça de forma organizada

3-Cortar o fornecimento de água. Baldes, vasos de flores não utilizados,
brinquedos ou equipamentos em que a água pode se acumular devem ser limpos e deixados fora do alcance dos ratos.

4- Pense sobre suas próprias atividades. Certifique-se de limpar todas as áreas da varanda se decidir fazer um churrasco ou piquenique. Resíduos gordurosos em um pátio ou varanda podem atrair roedores por longos períodos.

5-Comunique-se. Converse com sua família e seus vizinhos. Eles podem não perceber que existe um problema.
Infestações de roedores tem de ser discutido por todos envolvidos para a eliminação ter sucesso.

6- Muitas iscas e armadilhas estão disponíveis em lojas de ferragens e de jardim,
isso pode ajudar a resolver o problema. Mais se você quer  um profissional certificado no controle de pragas pode contar conosco!

Para realizar uma Desratização segura e eficiente entre em contato com a Desratização SP.

Não perca mais tempo procurando profissionalismo e preço justo. Receba orçamentos de
de Desratização grátis e sem nenhum compromisso!